INÍCIO BAÚ RETRÔ INFÂNCIA BRASIL BRINQUEDOS SESSÃO REVISTINHA CONTATO    
A Corrida Maluca do Rock Brasileiro

Oi Galera, meu nome é Maria Emília Sergretti, a partir de hoje, estarei sempre aqui batendo um "Papo Retrô", tudo que foi bom e mais um pouco tem espaço garantido aqui.

 

Na nossa estréia, vamos misturar dois assuntos que tem tudo haver, Rock e desenhos animados. Você deve esta se perguntando, o que uma coisa tem haver com a outra?

 

Pois é, conheço muitos artistas que já recorreram aos nomes de inocentes personagens dos desenhos para batizar suas bandas.


O grupo de corredores malucos de Willian Hanna e Josep Barbera (Corrida Maluca) serviram de nomes para diversas grupos musicais do país confiram comigo:

Maria Emília Segretti é Colunista Colaboradora e Colecionadora de Desenhos Clássicos.

PENÉLOPE: As bonecas das guitarras baianas. Era para ser Penélope Charmosa, mas o medo de um processo fez a banda desacelerar um pouquinho.

 

IRMÃOS ROCHA: Punk-roqueiros regressivos sulistas chegadinhos na barulheira.

CHORÃO: Ele era o mero co-piloto do tio Tomás, mas foi promovido a vocalista do Charlie Brow Jr. Grande ídolo do rock brasileiro.

 

PETER PERFEITO: Grupo brasiliense de funk-skate-core, gravaram um disco em 1995 pela Rock it!

 

RUFUS LENHADOR: Na verdade, o nome do cara é Rufus, mas esse não é brasileiro.

DICK VIGARISTA: Há pelo menos 4 banda homônimas. Uma catarinense, outra cearense, uma mineira e outra niteroiense ufa! Mutley!!! Faça alguma coisa!!

       

 BARÃO VERMELHO: Frejat e sua trupe, já tinham visão e mesmo a um bom tempo atrás apostou em um personagem da Corrida Maluca.

          

 PROFESSOR AÉREO: Esse personagem ainda não inspirou nenhum grupo musical, mas fica a dica para Banda Professor Antena, caso queiram trocar de nome.

E para as novas bandas que por acaso queiram usar como inspiração a turma da "Corrida Maluca", acelerem seus motores, por que aqui vão algumas idéias:

Cupê Mal Assombrado, Quadrilha de morte, Sargento Bombada e Máquina do Mal. Bem sugestivos os nomes não?

 

Personagens de outras produções também serviram de inspiração para batizar grupos de rock, a banda liderada pelo vocalista Rogério Flausino por exemplo resolveu homenagear "As Aventuras de Jonny Quest", a banda nasceu com o nome de J. Quest, mas para não ser processada pela Hanna-Barbera (produtora do desenho) foi acrescentado a palavra "Jota", ficando Jota Quest.

 

Novas bandas estão surgindo e a tradição de escolher um nome baseando-se em algum personagem famoso continua, o caso mais recente que tomei conhecimento foi do grupo paulista "Fugitivos de Thundera", fãs do desenho Thundercats, acharam um jeito de prestigiar seus heróis sem ter problemas com direitos autorais que envolve o título do desenho.

 

Texto: Maria Emilia Sergretti - Edição de Imagens Sessão Retrô.com

 

Veja Também por onde anda a galerinha do filme The Goonies

Quer entrar em contato com o Sessão Retrô?

© Sessão Retrô direitos reservados.